Uma planta maior não significa necessariamente um apartamento maior ou melhor. Ficar atento se a planta tem  um corredor muito longo para acessar os quartos ou sala, sacadas sem utilidade ou cantos em diagonal é importante, pois podem ser espaços sem aproveitamento que até dificultam a decoração do espaço.

O projeto ideal é aquele em que todos os espaços são bem utilizados, afinal nos dias atuais ninguém quer uma área maior só para limpar.

Através das parcerias com os escritórios Metro Quadrado Arquitetura e Estúdio Vertical a Viplan passou a ter nos seus novos empreendimentos plantas versáteis e a possibilidade de remoção de paredes como uma premissa de projeto, “no nosso novo lançamento inclusive desenvolvemos uma planta adaptada a idosos e a possibilidade de junção de dois apartamentos no mesmo andar”, pontua a arquiteta Ana Rita Vieira da Viplan.  

A concepção de apartamentos que atendem às diferentes necessidades dos clientes é uma tendência, “conheça as nossas plantas e entenda do que estamos falando”.

Conforto

Projetos com plantas bem planejadas tendem a favorecer a utilização do espaço permitindo uma boa integração entre eles e principalmente facilitam a circulação dentro dos cômodos: sacada integrada com a sala, passagem da área de serviço para sacada, espaços pensados para armários e varal ou até mesmo a opção de remoção de paredes.

Verifique se a planta possui corredores extensos, pequenas sacadas nos quartos ou outras área mortas, elas contam na área privativa do apartamento, mas nem sempre são úteis, pois ocupam um espaço valioso e inutilizado em seu imóvel.

A remoção de parede permite que você tenha mais liberdade na personalização do ambiente seja ampliando cômodos ou desobstruindo passagens. Essa versatilidade permite que você tenha um espaço que se adapta às diferentes fases da sua vida. Eventualmente no momento da compra a sua necessidade é somente de um quarto e seu desejo é uma sala espaçosa para receber os amigos,  logo você descobre que tem um filho a caminho ou seu novo trabalho será home office, assim um novo cômodo se faz necessário. As mudanças no seu estilo de vida devem ser uma premissa na escolha da planta do seu apartamento.

Segurança

Nem toda construção permite a vantagem da remoção de paredes, pois exige um método construtivo com essa possibilidade e um projeto  qualificado e adequado desde o ínicio. Além é claro, de um alto padrão de qualidade construtiva. Por isso, escolha um apartamento construído por uma empresa que preze por esses benefícios e que possa garantir a liberdade de construir uma planta do seu jeito. Isto acaba se traduzindo em garantia e confiabilidade de uma obra bem feita a longo prazo.

Posição das janelas para favorecimento do Sol

Uma preocupação que deve ser observada em conjunto com uma boa planta é a incidência de sol nos cômodos, é muito importante conhecer bem a melhor posição solar para o seu apartamento e em quais ambientes ela é mais necessária. Escolhendo a posição solar correta você oferecerá ao seu apartamento, além do conforto térmico e luminosidade, a redução de chances da proliferação de fungos, umidade e mofo. Mas deve estar atento aos danos que o excesso de sol pode trazer, por isso  “fizemos uma publicação completa falando sobre a posição solar ideal, veja mais”

Quanto custa mobiliar um apartamento

Apartamentos compactos tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil, porém como vimos antes, agora eles podem vir com mais possibilidades de remover paredes ou trocar acabamentos. Isso para acompanhar os novos formatos de família e estilos de vida. Famílias cada vez menores e mais ausentes de suas casas fazem com que os projetos arquitetônicos e de mobiliário tenham de refletir essas mudanças.

Por conta de hábitos antigos, ainda existe uma grande resistência por apartamentos pequenos, pois atualmente, a maioria das pessoas interessadas em comprar um apartamento está vindo de uma casa grande, logo, com móveis sem planejamento e muito espaço ocioso. Sendo assim, na maioria dos casos você não pode trazer os móveis que já possuía, irá precisar planejar novamente para seu novo espaço. É nesse momento que a inteligência no desenvolvimento de sua planta entra em evidência, pois apartamentos menores, apesar de práticos, exigem um cuidado extra na hora de mobiliar, vale a pena investir tempo e dinheiro com um projeto de marcenaria e distribuição de móveis que atenda a sua necessidade.

De maneira geral os clientes costumam investir cerca de 20% a 30% do valor gasto com o imóvel em acabamentos, móveis planejados, decoração e eletrodomésticos.


Conclusão

É de extrema importância que você fique atento a todos os itens que falamos nessa publicação, se considerar todos esses pontos terá maiores chances de não errar na compra do imóvel que melhor se adapta ao seu estilo.

A Metroquadrado Arquitetura é responsável pelos projetos dos apartamentos da Viplan Engenharia e por acompanhar todas as tendências de mercado.

Se quiser saber mais detalhes sobre como escolher a planta ideal, você é nosso convidado para vir tomar um café com nossa equipe de arquitetos e teremos uma enorme alegria em orientá-lo.