Essa é umas das primeiras dúvidas que temos ao iniciar as buscas pelo imóvel dos sonhos.

Normalmente nos deparamos com situações inesperadas quando o assunto é análise do nosso crédito.

Autor: André Vidal
Revisão Técnica: Cristiano Vargas e Ana Rita Vieira
Curadoria: Tiago Willemann: Mann - Caixa Aqui Joinville

Nessa publicação separamos algumas dicas que vão fazer com que você tenha um melhor desempenho em sua análise com o banco.

  1. Como o banco analisa meu crédito?
  2. O que é RELACIONAMENTO COM O BANCO?
  3. Quando iniciar um relacionamento com o banco
  4. Restrições no CPF.
  5. Não confunda “relacionamento com o banco” com “venda casada”
  6. Considerações

Como o banco analisa meu crédito?

Para analisar o potencial de financiamento do interessado em comprar um imóvel, o banco realiza uma avaliação de perfil de mercado desse cliente, com a intenção de analisar o risco que o banco terá ao realizar o empréstimo para financiamento imobiliário.

Para que essa análise seja aprovada com baixa taxa de risco, é importante que você mantenha um relacionamento saudável com o banco.

A Caixa Econômica Federal tem uma pesquisa informando que o índice de inadimplência é menor com clientes que possuem conta corrente ativa, principalmente se for conta salário, sendo assim, o risco para o banco é menor e aumentam as chances de aprovação do seu crédito.

Quanto mais relacionamento com o banco, melhor o SCORE (conceito no sistema de risco)

Seu Score gera um histórico com o banco que aumentará suas chances de aprovação em uma análise de crédito.

Quanto mais tempos, maiores suas chances de aprovação.

Quando iniciar um relacionamento com o banco

Aconselhamos que a partir do momento que decidiu fazer a compra de um imóvel, deve iniciar o relacionamento com o banco.

[Ainda não sabe qual o imóvel ideal para você? Nos informe suas preferências]

Pesquisas apontam que um cliente pode levar até 13 meses para finalizar o processo de compra de um imóvel (iniciando na data que decidiu comprar um imóvel até a data da assinatura do contrato)

Nesse período é interessante que você procure o banco que ofereça a melhor taxa de financiamento e inicie esse relacionamento. Aumentando suas chances de aprovação.

[Faça uma rápida simulação com taxa reduzida]


Restrições no CPF

Para pessoas que possuem o nome negativado, é impossível que seu financiamento seja aprovado. Então, a primeira tarefa é quitar suas pendências.

Se suas dívidas em atrasos forem diretamente com o banco. Você terá maiores dificuldades de aprovação, ficando em alguns em uma carteira de alto risco (clientes que já deram prejuízos para o banco).

Caso a negociação dessa dívida com o banco não seja feita de forma amigável, você corre o risco de nunca mais conseguir aprovar financiamento com esse banco mesmo que inicie um relacionamento.

Nenhum banco deixa claro quais são os motivos da aprovação ou reprovação em uma análise de crédito, apenas temos indicadores que facilitam a aprovação e devemos ficar atentos a eles.

Nada impede de tentar a aprovação em outro banco do qual você nunca esteve negativado.

Não confunda “relacionamento com o banco” com “venda casada"

Relacionamento com o banco nada mais é do que você fazer a aquisição dos serviços oferecidos pelo banco para baixar suas taxas de juros de financiamento e aumentar suas chances de aprovação de crédito.

Porém, o relacionamento com o banco é opcional.

Venda casada é quando o banco condiciona acesso aos serviços que você necessita, impondo a aquisição de outros serviços.Porém essa é considerada uma atividade ilegal.

Considerações

A palavra chave para evitar preocupações é o planejamento financeiro. Com a orientação correta você não terá dificuldades para aquisição do imóvel que sempre sonhou.

A equipe da Viplan Engenharia e a MANN – CAIXA AQUI  o correspondente da Caixa Econômica Fereral em Joinville terão o prazer em esclarecer suas dúvidas sempre que necessário!

[Quero agendar um horário para esclarecer minhas dúvidas]

Esperamos que essa publicação tenha sido útil e conte conosco para instruí-lo a fazer a melhor compra de sua vida!

Aproveite a leitura e baixe o E-book: COMO ACERTAR NA COMPRA DO IMÓVEL IDEAL