É muito comum que no início da procura por um imóvel você faça muitas pesquisas e algumas simulações para saber qual seu potencial de compra.

Em certos casos, a renda familiar bruta não alcança o valor planejado para financiar o imóvel no valor que você escolheu.

Autor: André Vidal
Revisão Técnica: Cristiano Vargas e Ana Rita Vieira
Curadoria: Tiago Willemann: Mann - Caixa Aqui Joinville

Nesses casos você tem 3 opções para alcançar o valor ideal de financiamento:

1 - Aumentar sua renda bruta:

Apesar de ser uma alternativa, pode ser uma opção demorada, pois você pode declarar sua renda pela folha de pagamento ou declaração do imposto de renda. Então, caso você tenha um aumento de salário ou aumento de dos seus rendimentos, maior será o valor de financiamento aprovado pelo banco.

2 - Aumentar o valor de entrada:

Também pode ser uma boa solução, porém normalmente você se já tem se planejado para usar sua reserva com um valor específico, então, nem sempre temos como aumentar muito esse valor.

3 - Composição de renda:

Esse é o principal objetivo dessa publicação.

Primeiro, entenda as vantagens e riscos.

Vantagens:

Aqui na Viplan Engenharia já realizamos muitos contratos entre pessoas que possuem o interesse em morar juntos, como casais homo afetivos, irmãos, amigos e até mesmo Pais e filhos.

A composição de renda para financiamento imobiliário é muito comum quando existe a necessidade de duas ou mais pessoas ter um financiamento aprovado para um imóvel do qual decidiram morar juntos.

Pessoas que ainda não casaram podem fazer uma união estável e fazer uso dessa vantagem.

Entenda que cada caso é olhado com muito cuidado pelo banco, mas essa possibilidade existe se estiver enquadrada nos critérios legais.

Primeiro tenha claro qual é o será objetivo.

Para que seja aprovada a composição de renda, deve-se comprovar a real necessidade dos envolvidos morar sob o mesmo teto. Jamais deve-se usar esse procedimento apenas com a intenção de aumentar o valor da renda bruta familiar para aumentar o valor aprovado de financiamento pelo banco. [saiba mais sobre TIPOS DE FINANCIAMENTO]

Nos casos de Filhos compondo renda com pais, é uma boa alternativa?

É possível, porém, deve-se analisar com muito mais cuidado. Em casos de financiamento onde o filho deseja compor renda com o pai, deve-se analisar que existe a partilha do bem, pois, você não será o único proprietário, além de seus pais, seus irmãos também terão direito ao seu imóvel, pois o imóvel está em nome dos pais, sendo assim, todos os filhos recebem como partilha. [Agende um horário para tirar suas dúvidas]

Atenção ao comprometimento financeiro.

Quando comprovada a real necessidade de viver sob o mesmo teto, a chance de aprovação é maior, porém, na maioria dos casos, a tentativa de compor renda é apenas com a intenção de aumentar o valor de financiamento. Essas pessoas não vão morar justas e consequentemente não vão ajudar a pagar as parcelas, ficando assim um comprometimento financeiro muito alto para o morador. Então, não se arrisque e faça a opção mais segura.

[ Faça uma simulação para saber qual o seu potencial de financiamento ]

Dica para evitar problemas

Conversar com o gerente do banco antes de assinar o contrato pode ser uma boa alternativa. O gerente fará uma análise do contrato que estará por vir e garantirá ou não a aprovação. Faça isso com seu corretor de confiança

Considerações finais

O mais importante é conversar com calma sobre o assunto. Pois como informado, cada caso é analisado criteriosamente e você precisa ser bem orientado para evitar preocupações.

Acreditamos que essas informações são de extrema importância para garantir que você não tenha dores de cabeça no futuro.

A equipe da Viplan Engenharia e o correspondente da Caixa Econômica Fereral Tiago, responsável pela MANN – CAIXA AQUI  em Joinville, terão o prazer em esclarecer suas dúvidas sempre que necessário!

Esperamos que essa publicação tenha sido útil e conte conosco para instruí-lo a fazer a melhor compra de sua vida!

Aproveite a leitura e baixe o E-book: COMO ACERTAR NA COMPRA DO IMÓVEL IDEAL